Qual a idade para se namorar?

Qual a idade para se namorar?
Good view
0
Interesting
0
Diante de dúvidas sobre qual seria a idade ideal para um jovem começar a namorar, levei o assunto ao irmão James Jankowiack, nosso presidente do Conselho Internacional dos Ministérios Verbo.
0
Good view
3.2
Interesting
1.9
Summary rating from 3 user's marks. You can set own marks for this article - just click on stars above and press "Accept".
2.6

Diante de dúvidas sobre qual seria a idade ideal para um jovem começar a namorar, levei o assunto ao irmão James Jankowiack, nosso presidente do Conselho Internacional dos Ministérios Verbo.

A resposta foi seca: O mais tarde possível. Namorar para casar.

Senti que a resposta estava correta, porem a questão então passou a ser, como convencer os jovens, se o que eles mais anseiam é arranjar um(a) namorado(a).

Que argumentos eu deveria usar para convencer meus filhos ou qualquer jovem desta posição de só namorar para casar.

Então, meditando sobre o tema, surgiram algumas perguntas que me ajudaram a criar argumentos importantes.

Qual o objetivo do namoro?

O namoro é um relacionamento de duas pessoas que desejam ficar juntas por se sentirem atraídos um pelo outro. Relacionamento este, afetivo, visando a médio prazo, se confirmada a afinidade de interesses, chegar a um compromisso definitivo de convivência através do casamento.

*Como estamos dedicando um artigo a jovens Cristãos estamos desconsiderando a motivação de ter alguém apenas para satisfazer desejos carnais: sexo, dinheiro, poder, etc….

Então porque adiar-se, ou recomendar o namoro apenas quando se tem a idade para casar?

Namoro é a oportunidade de conhecer a pessoa com quem casaremos e, viveremos até o dia de deixarmos nosso corpo e irmos com a novo corpo para a eternidade com Jesus.

Na prática observamos que o namoro entre jovens de 12 e 20 anos, normalmente é confuso e cheio de conflitos. Usualmente dura pouco tempo, e terminam na melhor das hipóteses com mágoas no coração de um dos dois, quando é deixado sem nenhuma explicação ou gentilmente ouve o famoso convite para serem só amigos.

Qual a causa de namoros entre jovens usualmente não irem adiante?

A questão é que ambos desconhecem o fato de que suas necessidades e expectativas são diferentes. A natureza do homem é diferente da natureza da mulher, naturezas diferentes têm necessidades diferentes e, portanto expectativas diferentes.

Um psicólogo estudou casos de centenas de casais que buscaram aconselhamento para crises conjugais e chegou a conclusão conforme o quadro a seguir que homens e mulheres tem as seguintes necessidades, sendo a de maior  prioridade a 1, e a de menor prioridade a 5.

 

Necessidades da Mulher por Prioridade Necessidades do Homem por Prioridade
  1. CARINHO/AFEIÇÃO
  2. CONVERSAR
  3. HONESTIDADE/ SINCERIDADE
  4. SEGURANÇA FINANCEIRA FUTURA
  5. QUE SEJA UM BOM PAI
  1. REALIZAÇÃO SEXUAL
  2. SOCIALIZAR-SE COM AMIGOS
  3. UMA NAMORADA/ESPOSA ATRAENTE
  4. UMA FUTURA ESPOSA QUE CUIDE DA CASA
  5. ADMIRAÇÃO E RESPEITO

 

CONSEQUÊNCIAS DA SATISFAÇÃO DA PRIORIDADE 1 DO HOMEM:  SEXO ANTES DO CASAMENTO..

Como visto acima, a primeira necessidade do homem é a realização sexual, então numa sociedade egoísta, onde o que conta é “viver o hoje, ou melhor, o agora”, não é de estranharmos que as estatísticas sobre o relacionamento entre jovens, nos EUA, indiquem que:

– A cada 20 segundos uma jovem fica grávida;

A relação sexual antes do casamento além de problemas de fundo emocional e espiritual traz consequências maiores para a menina quando acontece a gravidez: tomar conta de um bebe afetará seu rendimento na escola, muitas acabam largando os estudos e se a opção for o aborto, este causará um sentimento de culpa terrível levando algumas à tentativa de suicídio, nos EUA:

-A cada 35 segundos uma jovem faz aborto;

-A cada 48 segundos uma jovem tenta suicídio..

A não realização desta necessidade resultará em agressividade e possivelmente término do namoro, resultando em frustração para a menina.

Outro ponto é. A menina que perdeu sua virgindade terá outro namorado, e não verá motivos para se preservar mais e, não ter relações sexuais com seus novos namorados, ficando exposta a doenças sexuais transmissíveis, como AIDS.

Ao casar-se esta jovem tem uma grande chance de iniciar uma relação baseada na desconfiança e ciúme. A necessidade inerente a natureza do homem, de ser reconhecido e honrado, será fortemente abalada, pois ficará sempre se perguntando, “será que sou tão bom quanto os outros namorados que ela teve?”. Este sentimento com certeza afetará a capacidade do homem em amar e tratar a mulher com o carinho e afeição, que é a primeira necessidade da mulher.

O mesmo acontece se foi o homem que teve relações antes do casamento pois a exclusividade e fidelidade é de alta prioridade para a mulher.

A porta está aberta para a entrada da desconfiança e o ciúme, gerando mágoas e afetando a unidade do casal.

Quando vem crianças de relações anteriores os problemas são potencialmente majorados para o novo casal, já que filhos tendem a rejeitar  que o lugar do pai ou da mãe seja substituído por outro.

NECESSIDADES SOCIAIS  DISTINTAS  GERAM CONFLITOS.

A segunda necessidade do homem é o  companheirismo: ir ao cinema, Jogar futebol, jantar ..enfim estar junto com amigos da: escola, clube, rua ou trabalho.

A menina por sua vez quer a atenção toda para ela. Quer ser ouvida, quer receber carinho e atenção.  O não recebimento desta atenção, afeta sua autoestima, resultando em crises de ciúmes.

Neste desencontros de interesse para evitar brigas começam as mentiras…

Teriam os jovens a maturidade para abrir mão de suas necessidades mais importantes: sexo, amizades, viagens e futebol com amigos etc. ? Se sentiriam realizados só com o companheirismo?

Mateus 26:36 Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca

 

VIVER FORA DO TEMPO.

O namoro precoce elimina uma fase da vida do jovem e muitos são os casos de homens ou mulheres que percebem isto já adultos, após o casamento, então, arrependidos, procuram gozar o tempo perdido, resultando normalmente em mentiras, traição,mágoas e, finalmente a destruição do  casamento com as “saidinhas”.

Essas, são apenas algumas das razões, do porque, os jovens devem evitar namorar quando ainda não tem a idade para casar-se ou melhor, maturidade, condição financeira de sustentar uma família. Pois o casamento segundo o plano de Deus para o casamento inclui:

  1. DEIXAR: “Por isso deixa o homem pai e mãe” : Geográfico, financeiro, emocional
  2. COMPROMISSO: “Se une a sua mulher” : Permanente, monogâmico, exclusivo
  3. UNIDADE: “Tornando-se uma só carne”: Física, um complementa o outro,  onde o forte não domina mais apoia o fraco.
  4. INTIMIDADE: “ora, um e outro, o homem e sua mulher estavam nus e não se envergonhavam”: Espiritual, Conhecimento, Emocional, Física.

 

Os valores do sistema do mundo são  grandes inimigos desta tese, estes valores, foram criados pelo pai do sistema do mundo, o príncipe das potestades, o pai dos filhos da desobediência, o diabo, para cumprir seu destino: matar, roubar e destruir.

Ef.2. 2 – E vos vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados,
Em que noutro tempo andastes segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos da desobediência.
3 Entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como os outros também.
1Tess 4.3 Porque esta é a vontade de Deus, a vossa santificação; que vos abstenhais da prostituição;
4 Que cada um de vós saiba possuir o seu vaso em santificação e honra;
5 Não na paixão da concupiscência, como os gentios, que não conhecem a Deus

 

Nos próprios lares, alguns pais cristãos, infelizmente devido à cultura machista, sentem-se orgulhosos de seus filhos “pegarem meninas”, e, há casos, de mães preocupadas com o futuro de filhas ociosas, que chegam até o ponto de as estimularem a amarrar bons partidos através da gravidez com a desculpa do “descuido”.

Os meios de comunicação, que servem ao sistema do mundo, através de artigos em revistas, novelas, filmes, etc. ridicularizam os valores como: fidelidade, virgindade, casados pra sempre,  família bem maior, e, justificam que a relação sexual antes do casamento como  natural e necessária. Não fazê-lo é um conceito careta e, um tabu que precisa ser derrubado, dizendo que as escrituras estão ultrapassadas, que foram escritas de acordo com a cultura da época.

Rom 12.1 ¶ Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.
2 E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.

 

Trata-se de uma guerra de valores na mente dos jovens. Os valores de Deus, que implica numa nova forma de pensar e, que resultam em vida e vida em abundancia (incluindo paz, alegria e prosperidade), e os valores do diabo, que resultam em tristeza, mágoa e na destruição do futuro dos jovens e, das famílias através dos gigantes: aborto, divórcio, drogas, doenças sexuais transmissíveis incuráveis etc….

João 10:10 O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância.

Jovem como vencer esta batalha?

Romanos 8:14 Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus

Peça ao Espírito Santo,  que o guie na revelação , de sua nova identidade de filho de Deus,  de príncipe, não deste mundo, pois fomos transladados para o reino de Deus, feitos filhos do Rei, assim devendo ter comportarmento de acordo com a cultura e valores do novo reino,  o Reino de Deus, adotando uma cultura que honra a Deus e a seus irmãos(príncipes e princesas).

1 Tess 4.3 Porque esta é a vontade de Deus, a vossa santificação; que vos abstenhais da prostituição;
4 Que cada um de vós saiba possuir o seu vaso em santificação e honra;
5 Não na paixão da concupiscência, como os gentios, que não conhecem a Deus
Ef.2.4 ¶ Mas Deus, que é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou,
5 Estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos),
6 E nos ressuscitou juntamente com ele e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus
Ef.5.
1 ¶ Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados;
2 E andai em amor, como também Cristo vos amou, e se entregou a si mesmo por nós, em oferta e sacrifício a Deus, em cheiro suave.
3 ¶ Mas a prostituição, e toda a impureza ou avareza, nem ainda se nomeie entre vós, como convém a santos;
4 Nem torpezas, nem parvoíces, nem chocarrices, que não convêm; mas antes, ações de graças.
5 Porque bem sabeis isto: que nenhum devasso, ou impuro, ou avarento, o qual é idólatra, tem herança no reino de Cristo e de Deus
Rom.8.29 ¶ Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos

 

Nota do Diretor Internacional: James Jankowiak

A Igreja, ao invés de ser a autora da moralidade tem procurado  adaptar-se aos valores do dia.
É inevitável a atração entre jovens. O problema reside no assunto de exclusividade. Um relacionamento exclusivo entre jovens na sociedade Brasileira moderna não tem quase nada de freios, mas os jovens são, ate um ponto, iguais aos jovens de cem anos atrás. Ou seja, a sabedoria está acumulada pela experiência e a experiência requer tempo.
A pergunta é como administrar a atração,  para mim é desenvolver mecanismos que proveem espaço para se conhecer, conversar, etc., mas sempre no contexto de estar entre amigos. Se os jovens querem ficar sozinhos, pergunta-se com que propósito? Eles já tem capacidade emocional e psicológica para encarar as consequências de um relacionamento intenso que na maioria de vezes não vai a lugar nenhum ? Eles tem condições de falar em amor eterno quando pai e mãe pagam suas contas?
Se nossos filhos querem ser como os outros e fazer o que eles fazem, então, a batalha está perdida. Só resta controlar os danos. Mas se entendem que o relacionar-se com o sexo oposto deve ser no contexto do grupo, tudo correrá bem. Por que insistir em um relacionamento de exclusividade com uma pessoa de 15 anos de idade, ou de 20, se  não estão em condições de edificar um relacionamento solido conjugal.
A adolescência deve ser um tempo de fazer amizades de toda a vida com os dois sexos.  Ter intimidades (sejam sexuais ou de assuntos da vida) com uma pessoa com quem não se vai casar ao final resultará em roubo…roubo de coisas que devem ser somente compartilhadas com o  eventual marido ou esposa ou seja entre o casal. A sociedade de hoje não dá valor ao que estou dizendo porque quer licença para fazer o  quer sem pensar no dano futuro, ou em minimizar as consequências.
Espero que todos vejamos a necessidade de desenvolver em nossas famílias e igrejas (e eventualmente na sociedade) uma cosmovisão cristã no meio da cosmovisão materialista, darwinista, relativista na qual vivemos.

Nota do Diretor Nacional de Ministérios Verbo do Brasil: Norberto Maresca

“devemos ministrar os nossos jovens quanto ao temor do Senhor lembrando-lhes que na sua Palavra há promessas de grandes bênçãos, para aqueles que eles se guardam um para o outro, futuro esposo e esposa. O Senhor compara o casamento como sua Igreja santa e virgem(Efésios 5.25/33), caso contrário restarão apenas culpas, resentimentos, relacionamentos conflitantes e  ao final em cumprimento á Palavra que diz: ´´ que aquele que deveria fazer o que era certo fazer e não o fez, este comete pecado!“