Igreja no lar é um grupo pequeno, integrado por aproximadamente oito a quinze pessoas que se reúnem semanalmente na mesma casa, no mesmo dia e horário. seus membros sempre convidam outras pessoas (não cristãs ou cristãs que não têm compromisso com uma congregação) para visitar seu grupo. a igreja no lar funciona sob a responsabilidade dos presbíteros da igreja local. Essa responsabilidade é delegada a um coordenador ou líder. o líder dirige as reuniões e demais atividades do grupo, além de pastorear, aconselhar e cuidar das pessoas que o frequentam. A igreja no lar é um meio pelo qual toda pessoa que se converte ao senhor possa integrar-se e identificar-se com a igreja local. O crescimento de todo cristão depende, em grande parte, de seu nível de integração com a igreja local através da igreja no lar.
Somos uma igreja de grupos de discipulado e pastoreio, e as igrejas nos lares são partes integrantes dessa visão. isso quer dizer que nossa vida se desenvolve em e através de grupos pequenos como a igreja no lar. Se você não fizer parte de um desses grupos de famílias, casais, jovens, solteiros, etc., estará perdendo a riqueza do relacionamento e da interação com seus companheiros da fé.
Podemos também comparar nossa igreja com uma roda de bicicleta onde os raios são as diversas atividades ou manifestações do corpo e o eixo é a igreja no lar. Sem o eixo, os raios não têm como se sustentar, e por certo a roda não poderá cumprir o papel para o qual foi projetada, para a locomoção. Uma congregação sem igrejas nos lares é como uma roda sem eixo. Podemos ter muitos raios, mas não servirão para nada sem o eixo.
Propósito da Igreja no Lar
Para que a igreja no lar alcance seu objetivo, deve ter um propósito definido, e a clareza desse propósito é o que permite ao funcionamento ser objetivo, dinâmico e cheio de vida.

a. Administrar (servir as necessidades) dos membros. Por se tratar de um grupo pequeno, o líder tem a oportunidade de conhecer as necessidades de seus membros, sejam estas de caráter econômico, familiar, físico (saúde), espiritual etc. É em um grupo pequeno que o cumprimento do mandamento de amarmos uns aos outros como Cristo nos amou pode ser colocado em prática – atos 2:43-47.
b. Desenvolver a comunhão e o companherismo. Toda pessoa precisa ter relacionamentos afetivos fortes. Neste mundo onde cada um se preocupa consigo mesmo, a igreja no Lar oferece um lugar de amizade genuína e companheirismo. Você é importante e terá amigos.
c. Desenvolver dons e levantar servos de Deus. A Igreja no Lar é um dos lugares mais adequados para descobrir e desenvolver dons, bem como levantar novos servos de Deus. assim, todos podem cumprir sua missão dentro e fora da igreja, promovendo a manifestação do reino de Deus.

d. Fornecer uma cobertura espiritual direta.
Por meio dos líderes das igrejas nos Lares oferecem a todos os membros os benefícios de aconselhamento, atenção pessoal a problemas, ajuda nas decisões e dificuldades de uma forma mais completa, que seria possível se a igreja no lar fosse a única fonte de discipulado e pastoreio. Obviamente, o vínculo principal que liga o cristão aos seus presbíteros e pastores é a igreja no lar.
e. Alcançar outros através do evangelismo.
toda igreja no Lar deve ser evangelística. a maioria das pessoas aceita com mais facilidade ir a uma reunião quando esta acontece na casa de um amigo, vizinho ou parente. Por outro lado, parece que em um ambiente caseiro é mais fácil para que a pessoa esteja disposta a se abrir, escutar, compartilhar e receber.
f. Equipar e ensinar os membros.
A Igreja no Lar proporciona um ambiente excelente para equipar e ensinar, usando métodos dos quais o membro possa participar. o ensino, primordialmente, é enfocado em que as pessoas aprendam a ter comunhão com Deus e a depender d’Ele em todos os atos de suas vidas.